segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Despenalização do aborto
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Rosa 10

Crescer Ser
"Estímulos para o sucesso escolar:como apoiar nos estudos"
Convido-vos a espreitar, espero que gostem.
Abraço
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Mães do antigamente

As mães ensinavam a VALORIZAR O SORRISO...
'Responde lá assim outra vez a ver se não te parto os dentes todos!'
As mães ensinavam a ENDIREITAR.
'Eu corrijo-te nem que seja à pancada!'
As mães ensinavam a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS..
'se querem brincar vão lá para fora, acabei de limpar a casa!'
As mães ensinavam a LÓGICA E HIERARQUIA...
'Sim porque sim, e porque eu digo que é assim e ponto final! Quem é que manda aqui?'
As mães ensinavam o que é MOTIVAÇÃO...
'Continua a chorar que daqui a pouco já te dou umas boas razões para chorar!'
As mães ensinavam a CONTRADIÇÃO...
' Fecha a boca e come!'
As mães ensinavam a ANTECIPAÇÃO...
'Tu vais ver quando o teu pai chegar a casa!'
As mães ensinavam a PACIÊNCIA...
'Deixa-te estar... quando chegares a casa vais ver como te mordem...'
As mães ensinavam a ENFRENTAR OS DESAFIOS...
'Olha para mim! Responde quando te fizer uma pergunta!'
As mães ensinavam o RACIOCÍNIO LÓGICO...
'Sai daí, se caíres aleijas-te e ainda te levas por cima!'
As mães ensinavam a GENÉTICA...
'És mesmo igual ao teu pai!'
As mães ensinavam as RAÍZES...
'Deves pensar que eu ando a roubar carteiras!'
As mães ensinavam a SABEDORIA DE IDADE...
'quando chegares à minha idade logo vais perceber!"
As mães ensinavam a JUSTIÇA...
'Quando tiveres filhos, espero que te fizerem o mesmo que tu fazes que á para veres o que é bom!
As mães ensinavam a RELIGIÃO...
'É melhor rezares para que essa nódoa saia...!'
As mães ensinavam o BEIJO DE ESQUIMÓ...
'Se riescares outra vez esfrego o teu nariz na parede até ficar apagado!
'Olha lá o nojo que está a tua orelha!'
As mães ensinavam a DETERMINAÇÃO...
'Vais ficar aí sentado até comeres tudo que tens no prato!'
As mães ensinavam a SER OBJETIVO...
'Dou-te uma chapada que te endireito duma só vez!'
As mães ensinavam a ESCUTAR ...
'Baixa o som do rádio ou vai ai e tu vais ver...!'
As mães ensinavam a TER GOSTO PELOS ESTUDOS..
'Se for aí e não tiveres isso tudo estudado já sabes...!'
As mães ensinavam os NÚMEROS...
"Vou contar até 10 se o carro não aparecer vais levar uma tareia!
Muitas vezes, em conjunto como com estes ensinamentos aplicavam a PSICOLOGIACHINELO.
Aqueles mais duritos que doem à brava...
O rei vai-se reformar

E assim acontece

domingo, 12 de dezembro de 2010
E a Jéssica não abre jornais!

sábado, 11 de dezembro de 2010
Um contributo social e cultural com 102 anos

Faz hoje 102 anos o nosso maior realizador de semrpe, assim como o mais velho realizador no activo no mundo.
Manuel de Oliveira está hoje de parabéns, não só pelo que fez pela cultura portuguesa, mas por ter superado com tamanha lucidez a barreira dos 100 anos!
Um abraço de admiração, com um desejo de pelo menos durar o mesmo!
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
A Vida faz-me bem!

Foi o mesmo sentimento que me preencheu todo o meu eu ontem. Foi mesmo muita emoção carago!
23 Novembro, dia do aparecimento público da Dora, a mascote do projecto Sorrir na Educação.
Um momento que ficou registado em vídeo, em memória, mas sobretudo no coração de quem teve a oportunidade de presenciar aquele belo espectáculo.
É-me dificil expressar o que sinto! Os "obrigados" são muitos!
Uma causa que contou com muitos apoios de figuras públicas da nossa sociedade civil e que quiseram dizer sim! Juntaram-se a nós, estiveram connosco e partilharam muito de si.
Para que me consigam compreender melhor vou descrever um pouco:
A chegada ao São Luiz Teatro Municipal, a quem agradecemos a ajuda imprescindível, previa uma azáfama de entretantos e de confirmações pela frente. Nervos não eram muitos, era sobretudo a ansiedade, não de correr bem, mas de não nos termos equivocado ou esquecido de algo que se revelasse importante!
Pelas 15h iniciaram os ensaios. A coreógrafa Rita Galo ultimava os últimos detalhes de uma dança com que nos brindou, magnificamente, no final do espectáculo. É aqui que começamos a sentir que não. Não nos esquecemos, não nos equivocamos e que o momento será memorável.

A Paula Teixeira foi quem ensaiou logo de seguida. Foi a primeira vez que presenciei uma actuação da Paula e fiquei contagiado! A melodia é lindíssima! Mas o conteúdo das suas letras é soberbo.
A Natália Juskiewicz foi quem se seguiu. Entre os muitos arrepios que senti (e foram muitos durante o dia) foi quando ouvi tocar o fado "Com que vóz" ao Violino que o meu espanto veio ao de cima! Na gala em si, o momento de maior silêncio, de maior admiração foi quando a Natália iniciou magnificamente a sua actuação. Em cd já tinha ouvido mas ao vivo só quem sente! Mesmo assim convido-vos a conhecer este trabalho em http://nataliajuskiewicz.com/

Depois chegamos ao céu! Os Anjos Nélson e Sérgio juntaram-se a nós para ensaiar. A sua simpatia, descontração foi contagiante. A sua actuação foi brilhante e, de entre muitas excelentes frases que se proferiram ontem (daquelas que vão para os nossos livrinhos de citações a não esquecer!) a música "A vida faz-me bem!" foi a que escolhi para dar título a este post. A vida faz-me bem!
O Joao Pedro Pais que ensaiou de seguida também nos brindou com uma actuação magistral, cheia de improviso em que fugimos ao registo habitual das rádios para um ambiente mais intimista, sentido e partilhado com todos.
A Rita Guerra finalizou os ensaios mas inaugurou as actuações. Para além da sua postura e modo de ser com que nos abraçou, a sua interpretação, a solo, ao piano com uma voz que nos fica eternamente nos tímpanos foi também memorável.
A descontração do Francisco Menezes e do Serafim suscitou muita alegria, sorrisos mas muitas gargalhadas na plateia! Foi também memorável a actuação da voz, perdão, das vozes! do Francisco que nos fez saltar da cadeira a gargalhar com as suas piadas musicadas.
O Serafim, esse nosso amigo alentejano, que nos conquistou pela pronuncia, pelas graçolas, mas também do modo sério com que transmitiu várias mensagens, sempre a brincar!
Esta gala que teve também um conjunto de figuras públicas que apadrinharam os projectos e deram-lhes maior ênfase. Era para eles esta gala!
Tivemos entre nós o pediatra Mário Cordeiro, o dentista Paulo Maló, o psicól

Foram várias as áreas da sociedade civil que estiveram representadas e que abraçaram este projecto. A sua presença foi marcante, cativante e as suas mensagens nas entregas de mérito foi comovente. Ao João Reis, que nos presenteou com a sua simpatia, educação, reconhecimento e empenho!
A simpatia e o agradecimento dos responsáveis das respectivas causas a quem, com muito gosto, reconhecemos mérito no seu trabalho desenvolvido, foi também revelador que estes projectos merecem estes holofotes sociais. Um bem hajam por terem estar presentes e por terem engrandecido este projecto.
A minha querida Fernanda Freitas foi brilhante. Não tenho palavras para agradecer a sua presença, o seu apoio, a sua dedicação, o seu profissionalismo. É para além de tudo uma amiga com quem é muito agradável conversar e estar. Foi sem dúvida um bem estar pela sua envolvência.
Não me posso esquecer dos não visíveis! Da equipa de vídeo liderada pelo Hugo Sousa, da fotografia liderada pela Adriana, dos patrocínios pela Ana Reis, pelo Catering pela Ana Correia, do apoio logístico à Sónia e à Neide Urbano, da "jornalista" improvisada e relações públicas Carla Costa, da assessoria de imprensa Joana Pinto, da equipa do teatro com o Nuno e Zé "grande" encabeçando ua equipa fantástica.
Não me esqueço do design pela Susana Santinho. Essa verdadeira heroína deste projecto. O que iniciou por ser um telefonema em setembro a solicitar a realização de um logotipo, a uma pessoa que não conhecia, culminou com uma amizade. O seu envolvimento, a sua dedicação, a sua mobilização fez andar muito este projecto naquilo que hoje já é! A criadora da Dora merece todo o nosso apreço e todo o nosso reconhecimento.
Por tudo isto o nosso OBRIGADO!
A vida faz-me bem!

Quem me conhece já sabe que me despeço com,
aquele abraço
Renato Paiva & Dora
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Sorrir na Educação

A Carla Salgueiro


A Merche e Óscar Romero

quarta-feira, 22 de setembro de 2010
É muita emoção!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Selecção Nacional Vs Jogos Olimpicos
quinta-feira, 29 de julho de 2010

terça-feira, 27 de julho de 2010
Adolescência

segunda-feira, 26 de julho de 2010
Dia dos avós

domingo, 25 de julho de 2010
As Férias proporcionam outras experiências de Vida para as crianças

As férias escolares constituem uma pausa no ritmo acelerado de aquisição de informação e conhecimentos. É familiar a todos os jovens alunos ter que simultaneamente estudar para os testes, fazer os TPC’s e trabalhos de grupo, entre todas as restantes responsabilidades.
As crianças não têm tempo para viver a infância e brincar, sofrendo pressões para as quais ainda não estão preparadas e que podem desencadear stress. Cada vez há menos espaço para a leitura, para o sonho, para a música, para a dança, para o teatro, para a arte e para simplesmente brincar e fantasiar.
As pausas lectivas são um período de descanso e de lazer mas também de novas experiências, sendo importante que as crianças realizem actividades que lhes permitam desenvolver as suas competências sociais, artísticas e desportivas, que estimulem a sua criatividade, que aumentem a sua auto-estima e autonomia. “O brincar” ajuda a desenvolver a noção espacial e corporal, a capacidade de solucionar problemas, a imaginação, entre tantas outras competências essenciais para um desenvolvimento cognitivo saudável.
Existem inúmeras actividades que estimulam as crianças, as com movimento, por exemplo, ajudam à oxigenação do cérebro provocando bem estar físico e psicológico, para além disso, quando o jovem pratica actividades com movimento faz representações mentais, sendo estas fundamentais para a organização do raciocínio e construção do conhecimento.
É compensador apostar em actividades desportivas e culturais, divertidas e ao mesmo tempo pedagógicas no período das férias escolares, oferecendo outras vivências para além da rotina diária, estímulos para que a criança possa conhecer mais proporcionando-lhe desafios cognitivos e novas “oportunidades de vida”.
É importante que a criança tenha a liberdade de explorar, de conhecer, de experimentar novos desafios, de partir à aventura com novos amigos e até eventualmente descobrir a sua vocação.
Equipa CLÍNICA DA EDUCAÇÃO
Av. 5 de Outubro 151 6ºA. Lisboa
terça-feira, 20 de julho de 2010
simplesmente imagine
terça-feira, 13 de julho de 2010
Estou um pensador mais pobre...

terça-feira, 6 de julho de 2010
Você sabia?
Aqui fica um outro video que nos faz pensar. Estamos a vivenciar uma mudança global extremamente rápida.

terça-feira, 29 de junho de 2010
A visibilidade da internet

segunda-feira, 14 de junho de 2010
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Incondicionalmente - Dar e Receber

Vi este vídeo e quis de imediato partilha-lo convosco. É delicioso. E realmente dar e receber tem de ser incodicional e vitalício.
Uma curta-metragem de Constantin Pilavios. Impressionante e reveladora das relações familiares. A ver até ao final. Para reflectir.
Vale a pena ver e divulgar.
Carregar na imagem para ver o vídeo.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Aumenta consumo de estimulantes pelos jovens alunos

quarta-feira, 2 de junho de 2010
Dia Mundial da Criança

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ontem estive no Programa da Fernanda Freitas conjuntamente com a Drª Silvia Correia, Nuno Crato e Paulo Feytor Pinto num programa a falar sobre os "segredos das boas notas".
“Sempre tirei boas notas no ensino secundário, mas agora na universidade…” ou “É muita matéria, nem sei o que seleccionar para o exame”. Estes dois cenários são comuns aos milhares estudantes que começam agora a ser avaliados por via de exames, frequências ou testes. A maior parte tem dificuldade em seleccionar a matéria que é mais importante e tantos outros simplesmente não têm métodos de estudo. As questões hoje são: É preciso estudar ou “marrar” muito antes dos exames e estar noites em claro a estudar para ter boas notas? Ter boas notas na universidade é sinónimo de garantia de entrada no mercado de trabalho? Por que precisam uns de estudar e outros nem tocam nos apontamentos?
Poderão ver o programa aqui
quarta-feira, 19 de maio de 2010


A iniciativa é algo bizarra, até porque o Facebook é apenas uma rede social e só lá está quem quer. Mas a sua influência tem sido tão grande no último par de anos que cada vez que a empresa faz alguma mudança há pessoas a irem para a rua protestar. Não terão mais nada que fazer? Não poderiam simplesmente apagar as suas contas ou nem as criar?
terça-feira, 11 de maio de 2010

segunda-feira, 10 de maio de 2010

É um músico de eleição e também, como já se sabia, também é um ser humano de causas. Foi com agrado que soube que o músico inglês Sting, vai participar num concerto para a fundação “learning for Life” no México. A sua causa é um alerta à Educação, num espectáculo com o objectivo de recolha de fundos para a melhoria de condições de educação em diversos países do Mundo. O cantor chama a atenção mundial para a importância do trabalho dos professores. Um trabalho meretório quem tem vindo a ser descredibilizado ao longo do tempo. Quem não recorda com saudade aquele professor que nos soube tocar a sua música e que nos fez decorar o seu refrão? São esses professores que moram no meu coração, no seu e no de todos que passaram pelo encanto da escola, pela magia de aprender. Obrigado professores!
Renato Paiva
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Motivo de satisfação

quinta-feira, 6 de maio de 2010
Portal Ajudas,com

Conheci pessoalmente a simpatia e a história de vida da fundadora do Portal www.ajudas.com. É Portal informativo português que
surgiu para colmatar uma lacuna existente na área de reabilitação e suporte à deficiência e tem como objectivo providenciar uma ponte
entre quem precisa de respostas e quem as pode ter.
Apesar de existente, a informação sobre serviços, produtos ou avanços médico-terapeuticos, encontra-se demasiado dispersa e muitas das vezes assume um formato
pouco adequado a quem de repente se vê na necessidade de saber mais sobre o seu problema, formas de apoio ou estruturas de suporte existentes.
O portal ajudas.com é dirigido ao leigo que só agora travou conhecimento com esta temática, assim como ao profissional que pretende manter-se informado
sobre as novas técnicas, produtos e serviços.
Conheçam em www.ajudas.com
Renato Paiva
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Dormir Tranquilo - Um livro do amigo Mário

terça-feira, 4 de maio de 2010
Feira do Livro - Happy hour

A Feira do Livro de Lisboa já arrancou e com uma novidade que promete trazer boas compras. Descontos de 50% em livros, de segunda a quinta-feira entre as 22:30 e 23:30, é uma das novidades da 80.ª Feira do Livro de Lisboa no Parque Eduardo VII.
Esta iniciativa, denominada "Hora H", permite comprar por metade do preço livros que tenham mantido o preço fixo durante os últimos 18 meses.
A feira deste ano é composta por 236 pavilhões, incluindo 16 diferenciados do grupo LeYa.
A Feira abre de segunda a sexta-feira às 12:30 e encerrará às 23:30. Aos sábados, domingos e feriados abre às 11:00 e encerra às 23:30.
A abertura à hora do almoço, iniciada o ano passado, "foi um boa aposta" que se repete este ano, pois "traz novos públicos", defendeu Paulo Teixeira Pinto.
Todos os dias, às 21:30, haverá música ao vivo num palco instalado na parte sul do Parque, frente à Rotunda. Stonebones & Bad Spaghetti abrem sexta-feira o cartaz, que inclui música brasileira, jazz e música clássica.
As manhãs de domingo serão dedicadas ao público infanto-juvenil.
Renato Paiva
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Youtube infantil

quinta-feira, 29 de abril de 2010
O caminho da Leitura

Quando o pai/mãe ou um adulto fala, canta, lê, como uma brincadeira, para um bebé, criança, está a colocar a um dos alicerces fundamentais para «nascer» um leitor.
Ideias importantes para a leitura, pensando sempre, que hábitos que se adquirem na mais tenra idade, tendem a perdurar ao longo da nossa vida.
• Os bebés ouvem o som da voz e começam a atentar imitar as suas palavras;
• Em poucos meses de vida, os bebés começam a associar o sentido de palavras e usá-las, uma de cada vez (holofrase - em que uma palavra tem o sentido de uma frase. Por exemplo a criança diz água, significando que quer beber água ).
• Durante os próximos dois anos as crianças começam a construir e comunicar com frases. É nesta altura que o vocabulário da criança sofre um “up-grade” pois cresce exponencialmente estando ligado às experiências que as crianças vivenciam. Por isso, é importante que as crianças participem em conversas, não tendo a preocupação sobre o vocabulário que utiliza nas mesmas. Isto, porque as palavras ou expressões que sejam novidade para a criança serão motivo de interesse, só tendo que as explicar. E verá que rapidamente a crianças começara a utilizá-las no que quotidiano.
• Quando ler em voz alta, aponte (com o seu dedo) para onde está a ler. Desta forma, está a mostrar-lhes a forma de escrever o que está a verbalizar associando de forma intuitiva a associação fonema / grafema. E permitirá que a criança comece , em contextos informais, a construir um interesse e motivação para a leitura e escrita.
• Em pouco tempo, as crianças podem nomear as letras do alfabeto e reconhecer a sua verbalização com associação fonema / grafema. O processo de imitação da escrita do nome ou mensagens a fingir são formas de fortalecer esta capacidade de associação fundamental, de forma divertida lúdica e sem qualquer tipo de formalismo na aprendizagem, quando chegarem ao 1º ciclo é esse o tempo ideal para a aprendizagem formal da leitura e escrita.
Mantenha as crianças no caminho para a leitura.Elas precisam ser expostas a um vasto vocabulário, frases complexas e experiências que constroem uma compreensão mais ampla do seu mundo.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Estratégias para Melhorar Habilidades de leitura

Reserve um tempo regular para ler aos seus filhos todos os dias.
Estudos mostram que, o acto de ler regularmente em voz alta para as crianças, produzirá ganhos significativos na compreensão de leitura, vocabulário e na descodificação de palavras. Sejam crianças ou pré-adolescentes, esta actividade irá aumentar a sua vontade de ler de forma autónoma e independente.
Envolva os seus filhos com material de leitura.
As crianças com uma grande variedade de materiais de leitura nos seus contextos, conseguem melhores resultados. Seduza os seus filhos a ler possuindo uma grande oferta de livros e revistas, apelando à sua actividade leitora. Distribua os livros e revistas pelos quartos, casas de banho, salas de estar, estantes, mesinhas de cabeceira ou até mesmo em cima da TV.
Tenha um tempo de leitura em família.
Estabelecer um tempo 15 a 30 minutos por dia para a família ler em silêncio. Os seus exemplos irão inspirar os seus filhos a ler. Apenas 15 minutos de prática diária é suficiente para aumentar a sua fluência de leitura.
Incentive uma grande variedade de actividades de leitura.
Faça da leitura uma parte integrante da vida dos seus filhos. Peça-lhes para ler menus, sinais de trânsito, as regras dos jogos, as legendas de filmes, a programação da televisão, entre outras informações práticas quotidianas. Recomende que possam ter sempre algo para ler nos seus tempos livres, seja enquanto esperam, viajam ou em tempos menos ocupados do seu dia-a-dia.
Crie o hábito de ir à biblioteca.
Seduza os seus filhos a ler mais, leve-os à biblioteca com regularidade para obter novos materiais de leitura. A biblioteca também oferece programas de leitura para crianças de todas as idades que podem ser um óptimo recurso para seus filhos e aumentar ainda mais o seu interesse na leitura.
Seja informado sobre o progresso dos seus filhos.
Acompanhe o progresso dos seus filhos na aquisição de competências básicas de leitura. Converse com os professores, esclareça-se com eles, peça-lhes conselhos, tire as suas dúvidas. Desde modo será mais coerente entre as suas expectativas e o que realmente os seus filhos poderão corresponder.
Esteja atento a problemas de leitura.
Os professores nem sempre detectam as dificuldades de leitura nos seus alunos até que se tornem graves. Esteja atento e teste se os seus filhos conseguem ler palavras fora do seu léxico habitual e se identificam palavras desconhecidas. Certifique-se que identificam o que lêem.
Em casos de dificuldades de leitura procure rapidamente ajuda.
Problemas de leitura não desaparecem ou atenuam com o tempo. Quanto mais cedo as crianças receberem ajuda, maiores garantias terá que se tornem bons leitores. Certifique-se que os seus filhos recebem a ajuda necessária dos professores ou especialistas na aprendizagem, desde o momento em que se depare com esse problema.
Diversifique as estratégias para ajudar os seus filhos.
Para ajudar os seus filhos a melhorar a sua leitura, pode utilizar livros, programas de computador, cartões de leitura entre outros materiais disponíveis e acessíveis em lojas. Os jogos são especialmente boas escolhas, porque envolvem diversão e a vertente lúdica enquanto trabalham as suas habilidades.
Mostre entusiasmo pela leitura de seus filhos.
O seu comportamento é condicionante e de grande influência sobre o quanto os seus filhos se vão esforçar para se tornarem bons leitores. Certifique-se de lhes atribui um louvor genuíno por seus esforços. Acredite nos seus sucessos, valorize os progressos, ajude nas dificuldades, mostre-lhes o entusiasmo da leitura!
Renato Paiva