quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estratégias para Melhorar Habilidades de leitura


A leitura é uma competência muito importante para o desempenho académico, ser um bom leitor é um contributo fundamental. Os pais conhecem bem os seus filhos e podem fomentar tempos dedicados que os consuzam ao sucesso na leitura. Enumerarei de seguida algumas estratégias para ajudar os leitores e seus filhos a tornem-se mais eficazes.


Reserve um tempo regular para ler aos seus filhos todos os dias.
Estudos mostram que, o acto de ler regularmente em voz alta para as crianças, produzirá ganhos significativos na compreensão de leitura, vocabulário e na descodificação de palavras. Sejam crianças ou pré-adolescentes, esta actividade irá aumentar a sua vontade de ler de forma autónoma e independente.


Envolva os seus filhos com material de leitura.
As crianças com uma grande variedade de materiais de leitura nos seus contextos, conseguem melhores resultados. Seduza os seus filhos a ler possuindo uma grande oferta de livros e revistas, apelando à sua actividade leitora. Distribua os livros e revistas pelos quartos, casas de banho, salas de estar, estantes, mesinhas de cabeceira ou até mesmo em cima da TV.


Tenha um tempo de leitura em família.
Estabelecer um tempo 15 a 30 minutos por dia para a família ler em silêncio. Os seus exemplos irão inspirar os seus filhos a ler. Apenas 15 minutos de prática diária é suficiente para aumentar a sua fluência de leitura.


Incentive uma grande variedade de actividades de leitura.
Faça da leitura uma parte integrante da vida dos seus filhos. Peça-lhes para ler menus, sinais de trânsito, as regras dos jogos, as legendas de filmes, a programação da televisão, entre outras informações práticas quotidianas. Recomende que possam ter sempre algo para ler nos seus tempos livres, seja enquanto esperam, viajam ou em tempos menos ocupados do seu dia-a-dia.


Crie o hábito de ir à biblioteca.
Seduza os seus filhos a ler mais, leve-os à biblioteca com regularidade para obter novos materiais de leitura. A biblioteca também oferece programas de leitura para crianças de todas as idades que podem ser um óptimo recurso para seus filhos e aumentar ainda mais o seu interesse na leitura.


Seja informado sobre o progresso dos seus filhos.
Acompanhe o progresso dos seus filhos na aquisição de competências básicas de leitura. Converse com os professores, esclareça-se com eles, peça-lhes conselhos, tire as suas dúvidas. Desde modo será mais coerente entre as suas expectativas e o que realmente os seus filhos poderão corresponder.


Esteja atento a problemas de leitura.
Os professores nem sempre detectam as dificuldades de leitura nos seus alunos até que se tornem graves. Esteja atento e teste se os seus filhos conseguem ler palavras fora do seu léxico habitual e se identificam palavras desconhecidas. Certifique-se que identificam o que lêem.


Em casos de dificuldades de leitura procure rapidamente ajuda.
Problemas de leitura não desaparecem ou atenuam com o tempo. Quanto mais cedo as crianças receberem ajuda, maiores garantias terá que se tornem bons leitores. Certifique-se que os seus filhos recebem a ajuda necessária dos professores ou especialistas na aprendizagem, desde o momento em que se depare com esse problema.


Diversifique as estratégias para ajudar os seus filhos.
Para ajudar os seus filhos a melhorar a sua leitura, pode utilizar livros, programas de computador, cartões de leitura entre outros materiais disponíveis e acessíveis em lojas. Os jogos são especialmente boas escolhas, porque envolvem diversão e a vertente lúdica enquanto trabalham as suas habilidades.


Mostre entusiasmo pela leitura de seus filhos.
O seu comportamento é condicionante e de grande influência sobre o quanto os seus filhos se vão esforçar para se tornarem bons leitores. Certifique-se de lhes atribui um louvor genuíno por seus esforços. Acredite nos seus sucessos, valorize os progressos, ajude nas dificuldades, mostre-lhes o entusiasmo da leitura!


Renato Paiva

Sem comentários:

Enviar um comentário