quinta-feira, 29 de abril de 2010

O caminho da Leitura

Aprender a ler, e gostar de ler, não acontece por acaso. Para se tornarem leitores, as crianças precisam de ter experiências ricas com a língua desde a mais tenra idade.

Quando o pai/mãe ou um adulto fala, canta, lê, como uma brincadeira, para um bebé, criança, está a colocar a um dos alicerces fundamentais para «nascer» um leitor.

Ideias importantes para a leitura, pensando sempre, que hábitos que se adquirem na mais tenra idade, tendem a perdurar ao longo da nossa vida.

• Os bebés ouvem o som da voz e começam a atentar imitar as suas palavras;
• Em poucos meses de vida, os bebés começam a associar o sentido de palavras e usá-las, uma de cada vez (holofrase - em que uma palavra tem o sentido de uma frase. Por exemplo a criança diz água, significando que quer beber água ).

• Durante os próximos dois anos as crianças começam a construir e comunicar com frases. É nesta altura que o vocabulário da criança sofre um “up-grade” pois cresce exponencialmente estando ligado às experiências que as crianças vivenciam. Por isso, é importante que as crianças participem em conversas, não tendo a preocupação sobre o vocabulário que utiliza nas mesmas. Isto, porque as palavras ou expressões que sejam novidade para a criança serão motivo de interesse, só tendo que as explicar. E verá que rapidamente a crianças começara a utilizá-las no que quotidiano.

• Quando ler em voz alta, aponte (com o seu dedo) para onde está a ler. Desta forma, está a mostrar-lhes a forma de escrever o que está a verbalizar associando de forma intuitiva a associação fonema / grafema. E permitirá que a criança comece , em contextos informais, a construir um interesse e motivação para a leitura e escrita.

• Em pouco tempo, as crianças podem nomear as letras do alfabeto e reconhecer a sua verbalização com associação fonema / grafema. O processo de imitação da escrita do nome ou mensagens a fingir são formas de fortalecer esta capacidade de associação fundamental, de forma divertida lúdica e sem qualquer tipo de formalismo na aprendizagem, quando chegarem ao 1º ciclo é esse o tempo ideal para a aprendizagem formal da leitura e escrita.

Mantenha as crianças no caminho para a leitura.Elas precisam ser expostas a um vasto vocabulário, frases complexas e experiências que constroem uma compreensão mais ampla do seu mundo.
Renato Paiva

Sem comentários:

Enviar um comentário